MOVINGLight® vs Premium Laser SIntering

MOVINGLight® vs Premium Laser SIntering

As tecnologias MOVINGLight® e Premium Laser Sintering (PLS) são ambas fundamento de processos de fabricação aditiva para aplicação industrial. Apesar de ambas sustentarem processos desenvolvidos em camadas e que formam objetos através da transmissão de energia a um material, possuem diferenças fundamentais que as tornam adequadas para diferentes tipos de aplicação.

Como a tecnologia MOVINGLight® processa resinas com suspensões, os materiais finais gerados pela mesma são simulações de plásticos cujas características podem ser melhoradas pela adição de cargas (cerâmica, metal, etc.). Outro detalhe importante é que esta tecnologia se baseia num processo químico que pode ser iniciado pela transferência de energia à resina, mas cujo final não pode ser controlado. A exposição destas peças a radiação UV, como a da luz solar, prolonga o processo e transformação do material.

Pela análise prática das aplicações já estudadas e testadas, a tecnologia MOVINGLight® é ideal para prototipar aspetos plásticos; para desenvolver processos de fundição por resina perdida; e para fazer ferramentas de moldação de curta duração. A sua alta definição e qualidade superficial permitem estudar e testar formas, e criar superfícies moldantes, mas é limitada no teste funcional, pois a resistência ao choque e flexibilidade das peças é muito baixa. São peças que em ambiente de uso final podem facilmente quebrar-se, por vezes de forma aparentemente espontânea.  Devem por isso ser resguardadas da luz solar.

Os materiais de construção da tecnologia PLS são poeiras de materiais finais e estáveis ao longo do tempo pós-produção. Devido às características do processo é possível processar materiais de grande flexibilidade e resistência mecânica, capazes de suportar uso final e grandes cargas de esforço. Por isso, a tecnologia Premium Laser Sintering é ideal para prototipar peças funcionais com cargas mecânicas elevadas e para fazer peças e assemblagens funcionais em materiais de uso real como Poliamidas, TPU e brevemente Polipropileno.

Devido às suas características e tipologias de aplicação, a MOVINGLight® e a Premium Laser Sintering são tecnologias que se complementam e que permitem juntas um vastíssimo leque de soluções para criar, testar, e desenvolver tanto as soluções mais simples como as mais inovadoras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.